Pedagógico

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II (ANOS FINAIS)

O Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano) abarca uma faixa etária bastante complexa, a adolescência. Momento em que a definição do corpo, da identidade, dos gostos, está se definindo e por isso os questionamentos, a mudança de opinião e a vontade de experimentar diferentes situações são bastante intensas. Daí a importância do aluno, família e escola estarem próximos, trabalhando angústias e ansiedades a partir da convivência, orgulho pelas conquistas da maturidade, autoconfiança e vontade de se desenvolver e ser feliz.

Sendo assim, é importante o desenvolvimento de diferentes projetos, estudos e discussões coletivos e individuais que contribua para a sedimentação e valorização da autoestima e de seus potenciais e a identificação das consequências de seus atos em si mesmo, no meio físico e social.

Nos 6º e 7º anos, os alunos são cuidados para aprender com um número maior de professores, de materiais, com conteúdos mais complexos e horários mais dinâmicos. Neste momento, são instigados a compreender e aplicar os conteúdos das diferentes disciplinas em resoluções de problemas mais subjetivos, que recuperem informações históricas, geográficas, científicas, pautadas no uso mais amplo da língua.

Nos 8º e 9º anos, os alunos já são preparados para o Ensino Médio e para atender competentemente a agenda de tarefas propostas, compreender e responder a questões mais complexas, utilizar corretamente a Língua Portuguesa na comunicação oral e escrita.

Utilizamos como apoio pedagógico para o desenvolvimento da nossa proposta o material didático do SISTEMA ETAPA.

OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Na proposta da Escola os alunos têm aulas regulares no período da manhã e, no período da tarde trabalham esses mesmos conteúdos nas oficinas de aprendizagem.

O aluno participa ativamente do processo ensino-aprendizagem, vivenciando o processo de construção do conhecimento.

Essas atividades são de cunho educativo, cultural e esportivo e têm como principal missão complementar os conteúdos que são vistos durante os estudos.

A partir do sexto ano o aluno tem aulas de Física, Química, Biologia, além das disciplinas como História, Geografia, Matemática e Arte e os conteúdos destas são, nas oficinas de aprendizagem, trabalhados de forma lúdica, com construções de maquetes, produção de textos, atividades práticas de laboratório, atividades artísticas , etc.

Os conteúdos trabalhados devem estar o mais próximo possível da realidade despertando, assim, maior interesse e interatividade do aluno com os mesmos, o que dará suporte para que a aprendizagem ocorra de forma mais consistente.

Em resumo, as oficinas  devem proporcionar um conhecimento prático das mais variadas questões, para que os adolescentes aprendam dentro e fora da sala de aula.

PROJETO ARTÍSTICO/ESPORTIVO
CANTO, DANÇA E TEATRO/ESPORTES DIVERSOS

A Escola oferece atividades extras de cunho educativo, cultural ou esportivo para todos os alunos e que têm como principal missão complementar os conteúdos que são vistos durante os estudos.

São oferecidas aulas extras como canto, dança e teatro, que exercitam o lado criativo das crianças e adolescentes. Realizadas dentro ou fora da sala de aula, elas permitem que o aluno se desenvolva, gerando mais responsabilidade, dedicação e senso crítico.

Na realidade, tanto o teatro quanto o canto e a dança melhoram a percepção do corpo e a coordenação motora e desenvolvem a cognição, auxiliando no processo de memorização e concentração. As habilidades contribuem, ainda, para ampliar o repertório cultural de nossos alunos e desenvolver o vocabulário e a oratória.

No início do ano é feita a escolha de um tema que será trabalhado pelas três áreas artísticas e no término do ano letivo, apresentamos um espetáculo musical que chamamos de “SARAU”, unindo as habilidades desenvolvidas tanto no teatro, como no canto e na dança.

No esporte, além dos conteúdos trabalhados durante as aulas de   Educação Física, constante na grade curricular, o aluno terá a opção de fazer judô, basquete, vôley e futsal.

O judô  é uma arte marcial bastante conhecida pela questão da disciplina e do respeito e por isso certamente é um esporte que ajuda a melhorar a qualidade de vida.  Segundo a UNESCO, o judô é um dos melhores esportes para serem praticados durante a infância/adolescência pois une jogo e diversão. Por isso, deve ser iniciado o quanto antes.

A prática de esportes em geral aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes.

Este é o nosso desafio diário: propiciar uma aprendizagem através de vivências e experiências, que façam sentido para nossos alunos. Que despertem o prazer de viver esse processo e que celebrem cada conquista.

Uma escola para todos e uma escola para cada um.

NOSSA ESTRUTURA

Fale com a Gente!