Pedagógico

EDUAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL

Quando nos propomos a trabalhar com crianças pequenas, precisamos ter como princípio conhecer seus interesses e necessidades, e isso significa saber verdadeiramente quem são, saber um pouco da história de cada um, conhecer suas famílias, as características de sua faixa etária e as fases de desenvolvimento em que se encontram, além de considerar o tempo que permanecem na escola. Só assim poderemos compreender quais são as reais possibilidades e necessidades dessas crianças, lembrando que para elas, a escola é a porta de entrada para uma vida social mais ampla, longe do ambiente familiar.

Entendemos que a Educação infantil tem um papel social de valorizar esses conhecimentos e portanto, nossa escola propõe um trabalho que respeita as diferenças, as particularidades e heterogeneidade dos educandos da mesma faixa etária, criando condições para o desenvolvimento integral e aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Isso só é possível se há o incentivo às capacidades que envolvem a razão, sensibilidade, memória, ética, relações interpessoais e inserção social.

A composição curricular está organizada em eixos, que devem ser considerados de forma integrada.

1 – Imagens, sons, palavras: Linguagem – Arte –  Música;

2 – Investigação e descoberta; Matemática

3 – Natureza e cultura;

4 – Movimento;

5 – Percepção e ação: Educação Física.

A Educação Infantil apoia-se na BNCC e realiza seu trabalho pautado no desenvolvimento integral das crianças e seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.

Utilizamos como incentivo para aprendizagem atividades lúdicas que envolvem jogos ou interações com as crianças e adultos. O objetivo  é ensinar e divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também tem um papel importante de auxiliar no desenvolvimento de diversos aspectos.

Dentre essas atividades tem aquelas que desempenham papéis sociais que além de ajudar a desenvolver a imaginação, criatividade e socialização, ajudam a desenvolver também, habilidades de linguagem, raciocínio lógico-matemático, ciências, dentre outras habilidades. Atividades que permitem à criança correr, pular e lidar com obstáculos, trazem avanços no equilíbrio e na coordenação motora grossa, aquelas que envolvem os grandes músculos do corpo ,são responsáveis pelo movimento de maior amplitude. Já as que envolvem movimentos com as mãos estimulam a coordenação motora fina e a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar e desenhar.

Essas atividades, aliás, são ótimas para desenvolver a concentração.

Utilizamos como apoio pedagógico para o desenvolvimento da nossa proposta o material didático do SISTEMA ETAPA.

OFICINAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(PERÍODO INTEGRAL)

No desenvolvimento da proposta de Período Integral, a escola promove atividades sempre valorizando a ludicidade, a criatividade e as brincadeiras. Segundo Holtz (1998, p.12),

“o brincar deve ser valorizado por aqueles envolvidos na educação e na criação das crianças pequenas, fazendo a escolha dos materiais lúdicos que são reservados no brincar, cujo objetivo deve ter seu efeito sobre o desenvolvimento da criança”.

Assim, durante todo o tempo é fundamental que as crianças sejam estimuladas a desenvolver suas habilidades, inventando, produzindo conhecimento coletivo, criando ,etc.

A realização de oficinas pedagógicas se apresenta como uma etapa da formação na qual os alunos terão que articular o “saber” e o “saber fazer”.

No período da tarde, a escola desenvolve as aulas de Inglês, Teatro, música , Dança ,Judô e Esportes.

NOSSA ESTRUTURA

Fale com a Gente!