Pedagógico

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS)

O ENSINO FUNDAMENTAL I é entendido, como constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeados pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes.

As experiências escolares abrangem todos os aspectos do ambiente escolar: aqueles que compõem a parte explícita do currículo, bem como os que também contribuem, de forma implícita para aquisição de conhecimentos socialmente relevantes. Os valores, atitudes sensibilidade e orientações de conduta são desenvolvidos não só pelos conhecimentos, mas por meio de rotinas, rituais, normas de convívio social, festividades, pela distribuição do tempo e organização do espaço educativo, pelos materiais utilizados na aprendizagem e pelo recreio, enfim, pela vivência proporcionada pela escola.

Os conhecimentos escolares são aqueles que a escola e os professores selecionam e transformam a fim de que possam ser ensinados e apreendidos, ao mesmo tempo em que servem de elementos para formação ética, estética e política do aluno.

Utilizamos como apoio pedagógico para o desenvolvimento da nossa proposta o material didático do SISTEMA ETAPA

OFICINAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I
(PERÍODO INTEGRAL)

Na proposta de período integral da escola os alunos têm aulas regulares no período da manhã e no período da tarde acontecem as OFICINAS DE APRENDIZAGEM, onde os conteúdos são trabalhados de forma lúdica e prática, reforçando dessa forma aprendizagem.
O aluno participa ativamente do processo ensino-aprendizagem, vivenciando o processo de construção do conhecimento.
No contraturno também oferecemos atividades extracurriculares: teatro, música, dança , judô e esportes.
Essas atividades são de cunho educativo, cultural e esportivo e têm como principal missão complementar os conteúdos que são vistos durante as aulas do período da manhã, ou seja, devem proporcionar um conhecimento prático das mais variadas questões, para que as crianças e os adolescentes aprendam dentro e fora da sala de aula.
As aulas como dança, teatro ou música, exercitam o lado criativo das crianças e adolescentes. Realizadas dentro da escola, elas permitem que o aluno se desenvolva, gerando mais responsabilidade, dedicação e senso crítico.
Na realidade, tanto o teatro quanto a música e a dança melhoram a percepção do corpo e a coordenação motora e desenvolvem a cognição, auxiliando no processo de memorização e concentração. As atividades contribuem, ainda, para ampliar o repertório cultural das crianças e adolescentes e desenvolver o vocabulário e fala, principalmente durante a alfabetização.
No esporte, além dos conteúdos trabalhados durante as aulas de Educação Física, constante na grade curricular, o aluno terá a opção de fazer judô, que é uma arte marcial bastante conhecida pela questão da disciplina e do respeito e por isso certamente é um esporte que ajuda a melhorar a qualidade de vida. A prática de esporte em geral aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes. Segundo a Unesco, o judô é um dos melhores esportes para serem praticados durante a infância e adolescência, pois une jogo e diversão. Por isso, deve ser iniciado o quanto antes.
Este é o nosso desafio diário: propiciar uma aprendizagem através de vivências e experiências, que faça sentido para às nossas crianças. Que desperte o prazer de viver esse processo e que celebre cada conquista.

NOSSA ESTRUTURA